Músico

Acesse o conteúdo especial que preparamos para você!

Arquivos para você fazer download

Clipe oficial da Campanha para assistir e baixar:

Tema - Fortalecer para Crescer

 

> Baixe o áudio, playback da Música da Campanha.

  

> Baixe a letra e cifras da Música da Campanha.

> Baixe a partitura da Música da Campanha.


Aos Músicos Batistas de Goiás

Apresento a vocês sugestões da Campanha de Missões Estaduais 2023, elaborado com muito carinho e esmero para que a música seja usada como ferramenta de conscientização da sua igreja sobre a necessidade de fortalecer para crescer. Nele você vai encontrar:

  • A letra e cifra da música oficial, composta em parceria com o Pr. Mateus Santiago, pastor de jovens da PIB Goiânia;
  • Uma reflexão inspirativa sobre o tema da campanha voltado para os músicos, elaborada pelo Pr. Adiel Alexandre (IB Carolina Parque, Goiânia);
  • Ideias e dicas para desenvolver bem cultos cantados, de abertura e de encerramento, elaboradas pelo MM Samuel Oliveira (PIB Jataí), e;
  • Um artigo sobre a importância e relevância da música na mobilização missionária e no trabalho de missões, elaborado pelo MM Levi Nogueira (PIB Rio Verde).

Espero que esse conteúdo seja relevante para atender bem às demandas musicais da sua igreja durante essa Campanha!

Me coloco à disposição de vocês para esclarecer as dúvidas que surgirem, além de servi-los com as orientações necessárias para o bom desempenho da liderança da sua equipe, afinal, os Ministérios de Música também precisam fortalecer para crescer!

No amor de Jesus,

: : MM Nayron Amorim
Coordenador do Deptº de Música da CBG


 

Prontos para Fortalecer e Crescer?

Neste primeiro momento de nossa reflexão, quero destacar a frase do compositor, pastor, poeta, exímio músico e grande servo de Deus, Nabor Nunes Filho, paraibano de Itabaiana – PB, que se expressou assim: “ não é a música que o povo gosta que deve ser produzida, porém, aquela que é capaz de elevar (grifo nosso) o nível do povo a um louvor cada vez mais escolhido[...].” [1]

Pensar em algo que é escolhido, pode parecer como um fato exclusivo e peculiar. Bem! É exatamente o pensamento da epígrafe do nosso texto. Retirado da primeira epístola do apóstolo Pedro capítulo 2, versículo nove, nos faz lembrar que nós fomos escolhidos não apenas pertencentes ao sacerdócio real, mas, principalmente como participantes vocacionados nele. Sendo assim, somos músicos e geração eleita com dobrada responsabilidade, uma vez que a nossa jornada se apresenta duplamente especial. Temos de escolher boas músicas e as temos de escolher com boa teologia bíblica. E como já disse Nabor Nunes, “não aquelas que o povo gosta” de ouvir e cantar simplesmente.

Isto não é para nos tornarmos altivos, presunçosos e orgulhosos, mas, para nos elevar a um estado de atenção, vigilância e sabedoria neste grande embate de nossos dias nos ministérios locais e na vida pessoal. Assim, analisando a vontade do Senhor da seara seguirmos prontos a fortalecer para crescer.

Foi assim com a escrita do Antigo Testamento. Ali vemos uma escolha de um povo peculiar com uma missão peculiar e uma escrita também peculiar (cf. Ex. 19.5-6). Povo separado para o culto ao único Deus e Senhor, de onde foram escolhidos alguns. Pessoal separado pelo próprio Deus para dar continuidade à majestosa obra. Podemos destacar: Moisés, Arão, Josué e, mais tarde, o grande músico e salmista Davi. Em suas composições, podemos perceber que Davi fora fortalecido pelo conhecimento e sábia escolha de letras usadas por Moisés na Torá, como por exemplo, os Salmos 19 e 24. Usando a Lei do Senhor em seu ministério, obteve o resultado maravilhoso que foi o seu próprio crescimento espiritual (cf. Sl. 51) e também o crescimento na vida de todo um povo, o povo de Israel, em um reino próspero e unificado, ainda que não uniforme. Isto pode significar que em nossos ministérios poderemos não alcançar a uniformidade, ou seja, todos se “vestindo” exatamente iguais, mas, haverá a possibilidade de alcançarmos a unanimidade, ou seja, todos agindo para o fortalecimento e crescimento do Reino, em meio as diversidades.

Estes servos do passado prefiguram o que hoje podemos ser e fazer, pois, devemos nos lembrar de que ao estudarmos a Teologia Bíblica do Antigo Testamento, veremos que o Pentateuco (Torá) foi a Teologia escolhida pelo Senhor para mostrar à cosmovisão daquela época que Ele era o único Deus, pois, havia outros escritos como, por exemplo, a Epopeia de Gilgamés, Enuma Elish [2] e os Códigos de Hamurabi concorrendo na vida de muitos. Porquanto, Deus não é um Deus abscôndito (escondido), mas um Deus que se revela aos homens, isso se traduz na melhor de todas as teologias. Isto é Evangelho do bom e puro. É água que a corça anseia beber (cf. Sl. 42.1).

Apresentamos bons antecedentes a quem podemos nos aferrar, e, nos direcionando ao apóstolo Pedro, percebemos que ele também se aferrou nos escritos de Moisés (Ex. 19), quando epigrafou: “vocês são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas dAquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz”. (I Pe. 2.9 - NVI).

Podemos concluir, olhando para esta nuvem de testemunhas que nos observam neste tempo hodierno que teologia e música (letra) de boa qualidade estão sob nosso crivo, portanto, devemos escolhê-las bem, para o fortalecimento que leva ao crescimento e enlevo espiritual de quem tão de perto nos rodeia. Corramos então, com perseverança esta tão majestosa carreira, para a qual fomos escolhidos pela boa mão do Senhor.

O bom conhecimento das Escrituras Sagradas com certeza nos fortalece e nos faz crescer quando o aplicamos em nossas próprias vidas como ministros, servos, geração eleita e sacerdócio real, isto implica em trazer vida aos corações dos nossos ouvintes, que por conseguinte, serão ouvintes das Sagradas Escrituras também. Assim como Moisés agiu diligentemente ao escrever para uma geração inteira, impactando não apenas o mundo daquela época, mas, também todas as gerações futuras, das quais fazemos parte hoje, podemos afirmar que estamos mais fortalecidos e prontos para crescermos juntos.

Há ainda um fortalecimento vital que obtivemos com a expressiva frase do mestre Nabor Nunes Filho (supra - citada), que aos poucos irá nos elevar ao crescimento ministerial e pessoal, então, todos nós músicos: cantores, instrumentistas, compositores, arranjadores, regentes, ministros de música, poetas e todos os envolvidos nesta arte divina, estaremos prontos para fortalecer e crescer no cumprimento desta honrosa missão. Quando, por fim, estivermos preparando as escolhas das músicas a serem entoadas em Adoração ao Senhor pela congregação saberemos que é o exato momento de elevarmos o padrão, porque estaremos diante do Rei de toda a Terra. A Ele a Glória, Honra e Adoração para sempre. AMÉM!!

: : Pr. Adiel Alexandre da Silva
Compositor e instrumentista, membro da VIBE Igreja, Parque El Dourado/Celina Parque

[1] Hinário para o culto cristão - notas históricas - Edith Brock Mulholland (compiladora) - RJ: JUERP, 2001 (p.300)
[2] Manual do Pentateuco - Victor P. Hamilton

 

SUGESTÕES DE ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DURANTE A CAMPANHA

  • Encadeamento de leituras Bíblicas temáticas com cânticos seguindo o tema.
  • Programa com conexão de hinos e cânticos com mudança e tom e ritmo para facilitar a execução.
  • Teatro falando do despertamento para o trabalho de evangelismo na comunidade, mostrando como pode se dar esse despertamento.
  • Vídeo das necessidades locais - demandas a serem atendidas.
  • Momento de oração em duplas pelos missionários, igrejas, despertamento pessoal.
  • Fazer um documentário dos desafios locais da igreja e uma entrevista com o pastor de como atender as demandas detectadas.
  • O preparo de um grupo de coreografia com uma música evangelística. (Ex.: Adolescentes com camiseta da campanha e calça tactel.)
  • Chá Para Mulheres/Futebol para os Pais/Oficina de Trabalhos Manuais/Etc... (momento que propicie a ida do não crente à igreja fora do ambiente formal de culto). O ambiente teria músicas cristocêntricas e momentos de participação musical ao vivo com músicas que ressaltariam o plano de salvação, amor de Deus, cuidado/amparo que Deus oferece e outros temas evangelísticos.

Um vídeo com o registro da realização desses programas pode ser mostrado no culto de encerramento da campanha.

: : Samuel Oliveira
Ministro de Música da PIB de Jataí, formado em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil

 

A música, sua importância e relevância na mobilização missionária e no trabalho de Missões

A música sempre foi um instrumento utilizado por Deus no decorrer de Sua Palavra. Vemos relatos na Bíblia de guerras sendo vencidas, libertações espirituais e físicas acontecerem, expressões de louvor e súplicas, todas utilizando a música como veículo de facilitação para que experiências simples ou profundas aconteçam. 

E por que não dizer que há um livro inteiro na Bíblia (o maior dos livros) composto somente de canções? Este fato deveria chamar a nossa atenção para o papel espiritual, relacional, vocacional e missional que a música tem na vida de todos aqueles que são servos de Deus. 

As músicas entoadas em nossas igrejas são os primeiros tratados teológicos que temos acesso na nossa caminhada cristã. Aquilo que cantamos determinará o tipo de teologia que adotaremos para nossas vidas pessoais e comunitárias. 

Se você cresceu na igreja, sabe como as canções infantis aprendidas na EBD ou nos "cultos infantis" das reuniões dominicais noturnas moldaram a forma como sua fé foi sendo estruturada. Em momentos decisivos da vida, sabe que decisões sérias foram tomadas também inspiradas por canções que marcaram sua caminhada com Deus. 

Por isso, cantar sobre a Missão precisa ser tão importante, pois leva-nos ao senso de propósito para o qual fomos criados – o louvor da glória de Deus! – A razão de fazermos missões é essa: há lugares onde Deus não é adorado pois ali o ser humano ainda não descobriu a razão pela qual foi criado. Ao cantarmos para exaltar o Senhor Jesus Cristo, estamos cumprindo parte do nosso papel de reconhecermos quem Deus é e testemunharmos sobre a maravilha que é louvá-Lo, obedecê-Lo e serví-Lo. 

Permita-se ser desafiado a entregar-se à Missão de Jesus para Seu Povo e use a música como ferramenta para que essa missão seja cumprida. Que jamais desprezemos essa arma poderosa que Deus nos deixou. Que experimentemos a "boa, agradável e perfeita vontade de Deus", como fruto de nossas mentes renovadas também através das verdades da Santa Palavra transformadas em canções. E que não nos cansemos de cantar "um cântico novo ao Senhor" até vermos o Salmo 150 verso 6 transformar-se numa realidade: "Todo ser que respira louve ao Senhor! Louvai ao Senhor! Aleluia!" 

: : M.M. Leví Nogueira
Ministro de Música Titular na PIB em Rio Verde – GO


 

Esboços de Mensagens para Culto Missionário

Culto de Abertura

FORTALECER PARA CRESCER

TEXTO BÍBLICO:

“Assim as igrejas eram fortalecidas na fé e cresciam em número cada dia.” Atos 16:5

INTRODUÇÃO:

Quando pensamos na palavra fortalecer, há um combustível para esse fortalecimento que é conscientizar-se do meu propósito existencial nesse mundo. 
Todos nós precisamos nos fortalecer para crescer. É certo que muitos obstáculos precisarão ser transcendidos, ultrapassados, muitas dores e sofrimentos precisarão ser suportados, muitos desafios precisarão ser vencidos. 
Fazemos missão na medida em que somos fortalecidos na fé e avançamos para o alvo como demonstração desse crescimento.
 

EXPOSIÇÃO:

O FORTALECIMENTO A PARTIR DA FÉ

Somos fortalecidos a partir de uma experiência fidedigna com Cristo. Somos convidados a prosseguir na certeza de quem nos chamou é fiel para nos conduzir até o final do propósito.
Precisamos avançar pela fé. Um dos maiores evangelistas de todos os tempos expressou: “Tente coisas grandes por Deus; espere grandes coisas de Deus.”
Deus deseja movimentar a nossa vida em direção ao propósito que Ele tem para nós. Pela fé, aceitemos o desafio de Deus e avancemos. O povo de Deus existe para glorificar a Deus e proclamar sua verdade em amor. Deus tem grandes coisas para fazer em nós e através de nós. Somos testemunhas vivas da nova vida encontrada em Jesus Cristo. 
Se a nossa fé estiver balizada em Cristo Jesus, podemos descansar, pois temos a certeza de que Deus cumprirá as suas promessas.
 

Em Hebreus 11.1 diz:

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.”

Somos fortalecidos e encorajados pela fé em Jesus a continuarmos a missão que Deus confiou a cada um de nós. A igreja do Senhor Jesus precisa avançar, mas para avançar, obviamente necessita de fortalecimento. Que a nossa fé seja o combustível para o fortalecimento da igreja.
 

O CRESCIMENTO É NECESSÁRIO

Somos uma obra em construção. O crescimento espiritual, no que se refere a desenvolver o caráter de Jesus, durará em toda a nossa vida.
Fomos criados para o louvor da glória de Deus, para nos tornar semelhantes a Cristo.
 

Em 2 Pedro 3.18 é expressado:

“Porém continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Glória a ele, agora e para sempre! Amém!”

Pedro escreve sua segunda carta para incentivar os cristãos a continuarem a crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. Isso mostra que o crescimento é algo processual e contínuo. Paulo fez a seguinte declaração aos crentes da igreja de Éfeso:
 

“Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.” (Efésios 4:13)

AVANÇANDO PARA O ALVO

Quando somos fortalecidos no Senhor, avançamos para o alvo e consequentemente crescemos em novidade de vida e obviamente reverbera em nossas comunidades.  
O Senhor nos encoraja a seguir adiante para o cumprimento de um plano e de um propósito que está acima da nossa própria vida. Avançar para o alvo, para a glorificação de Deus, corresponde a focar, desnudar qualquer tipo de subterfúgios, de caminhos e de atalhos.  
 

“Não podemos nos sentir satisfeitos com as vitórias espirituais a ponto de não continuarmos avançando.”

Na vida passamos por obstáculos e por vezes, eles fazem parte da pedagogia de Deus. Eles nos ensinam a construir uma vida vitoriosa. É hora de avançar, porque há obstáculos que precisam ser vencidos e superados na maratona da missão de Deus.
Paulo e seus companheiros viajaram por muitas regiões pregando e anunciando o evangelho de Jesus, o nazareno. E o combustível que os fizera prosseguir nesta jornada foi a fé fortalecida em Deus como um vetor para o crescimento e desenvolvimento de vidas com senso de missão e vocação. 
Quem corre em uma competição, não olha para trás, a fim de calcular que distância já percorreu, mas fixa os seus olhos na meta de chegada. Não podemos retroceder. Sobre isso, Deus disse o seguinte em Sua Palavra: “Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não Me agradarei dele.” (Hebreus 10.38)
Uma pessoa fortalecida a partir da fé em Jesus no cumprimento da missão e no engajamento do crescimento revela o que pode existir de melhor numa pessoa que deseja estar no centro da vontade de Deus.
 

IGREJAS FORTALECIDAS CRESCEM

Igrejas fortalecidas a partir de uma fé contundente em Jesus, crescem exponencialmente e cumpre o propósito da missão de Deus.
Somente uma igreja cheia do Espírito e fortalecida com o seu poder, pode viver neste mundo tenebroso vitoriosamente. A igreja precisa do poder do Espírito Santo para viver em santidade, para perdoar uns aos outros, caminhar uns com os outros, para pregar o Evangelho e para glorificar a Deus com o seu viver.
Se a igreja existe para a missão de Deus, então o mesmo acontece com todos os seus membros. A igreja é missional por definição, de modo que todos os cristãos são missionais por chamado. Igrejas fortalecidas, são comunidades de pessoas cheias do Espírito Santo e que amam e acolhem as pessoas (Gálatas 3:28). Igrejas fortalecidas  vivem a vida como expressão de comunhão, compromisso e solidariedade integrada à missão de Deus no mundo. Igrejas fortalecidas se relacionam de forma autêntica e intencional com outras pessoas, levando-as a conhecer Cristo a partir da concretude de suas vidas e testemunho.
 

Igrejas fortalecidas crescem e as pessoas são impulsionadas a servir como Cristo através dos ministérios da justiça e misericórdia para edificação do corpo. (Miquéias 6:8, Lucas 4:17-21)

“O crescimento espiritual não é normal, é sobrenatural, é um milagre na vida de quem confia em Deus.”

A igreja que é fortalecida pelo Senhor Jesus e que cresce na graça e no conhecimento, sinaliza a graça, a misericórdia e o amor da pessoa de Cristo Jesus. O nosso chamado é para possuir o reino de Deus e compartilhar a glória de Deus.
Podemos concluir com as palavras paulinas em 2Ts 1.12: “A fim de que o nome do nosso Senhor seja glorificado em vós, e vós, nEle.”   
Que sejamos essa igreja!
 

: : Pr. Weliton Carrijo Fortaleza é Pastor-Presidente da PIB Garavelo (Aparecida de Goiânia-GO) e professor universitário.

. . . . . . . . . . . . . . . . .

Culto de Encerramento

FORTALECER PARA CRESCER

Tema: Fortalecer para crescer
Proposição: A igreja primitiva estava vivenciando um fortalecimento mútuo em seus relacionamentos fraternos, havia concordância e conservação dos ensinos de Jesus e seus apóstolos. Consequentemente havia bom testemunho dentro e fora da igreja. De igual modo deve ser a igreja hoje, precisamos nos fortalecer por meio dos mesmos valores tão caros vividos por aqueles irmãos. Pois uma igreja firmada nos ensinos de Jesus Cristo cresce.
Tese: A igreja firmada nos ensinos de Jesus Cristo cresce
Frase de transição: O que faz uma igreja crescer?
 

INTRODUÇÃO

Vivemos em uma sociedade que preza pelo “politicamente correto”, onde não se fala a verdade apenas o que não ofende ou produz culpa, uma tentativa de agradar a todos, onde não se mostra o erro, pois não é educado. Onde cada pessoa tem seu próprio ponto de vista, e não aceitam opiniões contrárias, tudo é permitido, e nada pode ser questionado.
Em uma época assim, a igreja de Jesus precisa se fortalecer para continuar crescendo. Como igreja de Jesus Cristo, precisamos nos fortalecer e viver biblicamente. Falando a verdade em amor, mas sempre presando pela verdade, pela Bíblia. É primordial para a saúde das igrejas cristãs, que avancem com a fé correta, não em qualquer crença, mas naquela que pode transformar a vida de um indivíduo, família, comunidade ou mundo.
Infelizmente também há muitas igrejas enfraquecidas, passando por crises de identidade. Como restaurar? O que buscar para termos uma igreja biblicamente saudável que cresça?
Precisamos analisar o que a Palavra de Deus diz a respeito, pois de fato cremos que uma igreja firmada nos ensinos de Jesus Cristo cresce de maneira saudável.
Para tanto é necessário nos voltarmos aos princípios elementares que fizeram a igreja primitiva avançar pelo mundo, chegando até nós em pleno século XXI. Meditemos, pois, em Atos 16.1-5 (NAA).
 

Oração

CONTEXTO DO TEXTO

Atos dos apóstolos também poderia ser chamado “Atos do Espírito Santo de Deus, por meio dos apóstolos”, uma narrativa maravilhosa feita pelo médico Lucas. Uma evidência do nascimento da igreja de Jesus e como está expande por todas as partes, dirigida pelo Espírito Santo de Deus. Está expansão fora predita por Cristo em Atos 1.8b: “serão Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra”. Agora no capítulo 16, perto do final do livro, a igreja ainda está expandindo.
A narrativa aponta para o apóstolo Paulo e como ele também fora usado por Deus para preparar e enviar outros obreiros por toda parte, movidos de princípios ímpares que precisamos observar em nossos dias, se quisermos continuar avançando.
Paulo vem do Leste em direção a Derbe e depois Listra. Agora em Listra encontra um colaborador que lhe será extremamente útil, como visto posteriormente em suas declarações a igreja em Filipos e Corinto (Filipenses 2.20 e 1 Coríntios 4.17 respectivamente).
O foco desta porção bíblica aponta para ações concordes, que cooperariam para a expansão da igreja de Jesus Cristo. Por isso, o texto base da nossa campanha de missões estaduais, se encontra no verso 5 do capítulo 16 de Atos, que diz: “Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e, dia a dia, aumentavam em número”.
 

Havia um conjunto de ações, que estava possibilitando o fortalecimento e crescimento da igreja, então poderíamos agora perguntar ao texto - O que faz uma igreja crescer? Vejamos:

1. DISCÍPULOS COM BOM TESTEMUNHO - vs.1,2: 1 Paulo chegou também a Derbe e a Listra. Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego. 2 Os irmãos em Listra e Icônio davam bom testemunho dele.

A produção de vida de Timóteo era fruto da fé genuína aprendida de sua mãe Eunice, isso é expresso em carta posteriormente escrita por Paulo em 2 Timóteo 1.5. Está fé agora é vista no jovem e tal resultava externamente em bom testemunho da igreja. Isso nos dá uma luz de como devemos nós viver em nossos dias.
O testemunho do discípulo de Cristo é importante dentro e fora da igreja, como visto em João 13.35, onde o relacionamento de amor não fingido da igreja ressoava na sociedade é comprovava que eles pertenciam a Jesus.
É fundamental para a comprovação da fé as atitudes de um discípulo no mundo. Pois, como ser de Cristo, sem viver para Cristo?
Nosso relacionamento mútuo deve ser sincero, com amor fraternal, nossa fé não pode ser fingida. Nestes sentidos não havia nada que desabonasse Timóteo.
Os membros da igreja de Jesus Cristo, são pessoas que tem o seu caráter transformado pelo Espírito Santo de Deus e, por isso, o resultado de sua produção humana é o bom testemunho público.
O que faz uma igreja crescer?
 

2. DISCÍPULOS QUE VIVEM CONCORDEMENTE - vs. 4: E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém.

A igreja de Jesus Cristo tem concordância de postura, de decisão e ação. É tão sério isso que Atos 2.44-47 testifica desta verdade, a igreja primitiva possuía características de concordância, que dentre outros aspectos foram fundamentais para o seu crescimento e testemunho.
Até para exercer disciplina na igreja, a Palavra de Deus nos orienta que deve haver concordância (Mateus 18.15-19). Jesus Cristo quando confrontado pelos religiosos de Seu tempo, disse claramente que um reino dividido não prospera (Mateus 12.25).
Vemos unidade de propósito no texto: “quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém” (Atos 16.4). A decisão da igreja em Jerusalém por ocasião do concilio registrado em Atos 15 em concordância estava sendo ensinado para as demais igrejas. Unidade de propósito e concordância são ingredientes essenciais para o crescimento da igreja de Cristo.
O que faz uma igreja crescer?
 

3. DISCÍPULOS COM A FÉ EM JESUS CRISTO - vs.5: Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e, dia a dia, aumentavam em número.

Assim, ou seja, levando em consideração os itens anteriores, a saber, discípulos com bom testemunho, discípulos em concordância de propósito e ação debaixo do ensino de Jesus Cristo e dos Apóstolos. Estas ações produzem uma igreja fortalecida na fé verdadeira de Jesus Cristo, no Evangelho da nossa Salvação.
Não adianta apenas dizer que crê, ou mesmo que busca a Deus se a fé estiver no lugar errado. Somente fé certa, somente a fé em Jesus Cristo pode produzir discípulos fortes, com uma igreja forte, portanto, uma igreja viva cresce.
Somente o Evangelho de Jesus Cristo, tem o poder para transformar um indivíduo, uma igreja e uma sociedade.
 

4. CONCLUSÃO

O que mais precisamos são igrejas fortalecidas na Fé em Jesus Cristo, que produzam testemunho genuíno, concordância de propósito e persistência doutrinária. Isso significa dizer que seus membros amam e vivem os ensinos de Jesus e Seus apóstolos, isto no seu dia a dia.
Nesta fraternidade santa a igreja avança, munidos da doutrina verdadeira de Cristo e santa comunhão, assim conseguimos por meio da Fé proclamar Cristo em toda a parte.
Como não ver em um cenário assim a presença doce do Espírito Santo? Onde a produção cristã gera discípulos sadios, que amam a Cristo e vivem por meio dele.
Uma igreja firmada nos ensinos de Jesus Cristo cresce. Zelemos pois pela nossa comunhão e ação, e que em tudo, o nome de Jesus seja sempre glorificado em nós e através de nós. Assim, o Espírito Santo promoverá crescimento qualitativo e quantitativo da igreja de Jesus Cristo na Terra.
 

A ELE seja a glória para todo o sempre, amém!

: : Pr. Magner Araújo Ribeiro é Pastor-Presidente da Igreja Batista no Maysa (Trindade-GO).

 

Ordens Cultos Missionários

Culto de Abertura

FORTALECER PARA CRESCER

Entrada das bandeiras** - “Minha pátria para Cristo” 603 - HCC (instrumental)
Oração e Boas vindas
 

FORTALEÇAMOS E CRESÇAMOS NA NOSSA FÉ NOS DELEITANDO EM QUEM DEUS É

Leitura bíblica uníssona:

“Quem mais eu tenho no céu senão a Ti? Eu Te desejo mais que a qualquer coisa na terra. Minha saúde pode acabar e meu espírito fraquejar, mas Deus continua sendo a força de meu coração; Ele é minha possessão para sempre.” Salmo 73:25 e 26 - NVT

Louvor cantado “Tu somente és Deus” (“You are god alone” - Billy J. Foote & Cindy Foote, adaptado por Rose Andréa C. M. Ferreira)
Oração de louvor
 

FORTALEÇAMOS E CRESÇAMOS NA NOSSA COMUNHÃO COMO CORPO DE CRISTO

Leitura bíblica uníssona:

“Todos os que creram estavam unidos em coração e mente. Não se consideravam donos de seus bens, de modo que compartilhavam tudo que tinham. Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e sobre todos eles havia grande graça.” Atos 4:32,33 - NVT

Louvor cantado “Unidade e diversidade” (Guilherme Kerr Neto)
Oração pelo fortalecimento da comunhão (em duplas)
 

FORTALEÇAMOS E CRESÇAMOS NA NOSSA VISÃO DO CAMPO MISSIONÁRIO GOIANO

Conceito da Campanha de Missões Estaduais 2023
Tema: Fortalecer para crescer
Divisa: “Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e cresciam em número a cada dia.” Atos 16:5 - NVT
Louvor cantado “Fortalecer para crescer” (Mateus Nascimento & Nayron Amorim)
Oração pelas metas da CME 2023
 

FORTALEÇAMOS E CRESÇAMOS NA NOSSA FIDELIDADE NO SUSTENTO DA OBRA

Leitura bíblica uníssona:

“Em tudo vocês serão enriquecidos a fim de que possam ser sempre generosos. E, quando levarmos sua oferta para aqueles que precisam dela, eles darão graças a Deus.

Logo, duas coisas boas resultarão desse ministério de auxílio: as necessidades do povo santo serão supridas, e eles expressarão com alegria sua gratidão a Deus. Como resultado do serviço de vocês, eles darão glória a Deus. Pois sua generosidade com eles e com todos os que creem mostrará que vocês são obedientes às Boas-Novas de Cristo.” II Coríntios 9:11-13 - NVT

Louvor cantado “No serviço do meu Rei” - 491 HCC (Ackley & Ackley)
Oração de gratidão e entrega
 

FORTALEÇAMOS E CRESÇAMOS MEDITANDO NA PALAVRA DE DEUS

Reflexão Missionária “Fortalecer para crescer” (esboço do Pr. Weliton Carrijo, disponível no material da Campanha)
Louvor cantado “Tua voz escuto a convocar-me” - 478 HCC (Hiran Rollo Jr.)
Oração de desafio missionário
Encerramento “Fortalecer para crescer” (Mateus Nascimento & Nayron Amorim) - Instrumental
 

: : Nayron Amorim é Ministro de Música da PIB Garavelo e Coordenador do Deptº de Música da CBG.

 

Culto de Encerramento

FORTALECER PARA CRESCER

Prelúdio - “Sonda-me, usa-me” (Aline Barros / Ana Feitosa / Edson Feitosa)
Clipe da Campanha de Missões Estaduais 2023
Saudações e Boas-Vindas
Tema: FORTALECER PARA CRESCER
Divisa: “Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e cresciam em número.” Atos 16.5
 

EIS-ME AQUI PARA QUE, POR MEIO DA FÉ, EU SEJA FORTALECIDO PARA CRESCER

Mobilizando minha igreja para a obra missionária: Apresentação dos resultados obtidos durante a campanha na igreja local e que serão enviados à Convenção Batista Goiana para que determine as necessidades e o campo missionário em Goiás a qual serão destinados estes recursos.
Leitura Bíblica: “Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.”  Tiago 5:7 e 8
 Cântico: Até que Ele venha (Alexandre Magnani)
 

ORANDO PELOS QUE AVANÇAM NOS CAMPOS

Testemunho Missionário (Pode ser presencial ou vídeo, conforme a disponibilidade)
Leitura Bíblica: “Finalmente, irmãos, orem por nós, para que a Palavra do Senhor se propague rapidamente e receba a honra merecida, como aconteceu entre vocês.”               2 Tessalonicenses 3:1
Momento de oração pelos missionários no campo goiano.
 

ROGANDO A DEUS PELOS OS QUE RECEBEM A MENSAGEM DE SALVAÇÃO

 Leitura Bíblica: “Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do Evangelho da graça de Deus.”  Atos 20.24
Cântico: “Eis Multidões” HCC 541 (Letra: Mary Ann Thompson - Trad.: Salomão Luiz Ginsburg - Música: James Walch)
 

CONTRIBUINDO PARA O SUSTENDO DA OBRA

Leitura Bíblica: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as Suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.” Filipenses 4.19
Entrega de ofertas missionárias
Cântico Oficial campanha de missões estaduais 2023: “Fortalecer para crescer” – Mateus Santiago & Nayron Amorim (Durante a entrega das ofertas)
Oração de dedicação das ofertas
 

PREGANDO O EVANGELHO A TODAS AS NAÇÕES

Reflexão Missionária “Fortalecer para crescer” (esboço do Pr. Magner Araújo, disponível no material da Campanha)
Desafio Missionário (Palavra de encorajamento à igreja para fazer e viver missões)
Cântico: Eis-me aqui (Diante do Trono – Álbum esperança)
Oração final
Poslúdio Instrumental  “Fortalecer para crescer” – Mateus Santiago & Nayron Amorim
 

: : Alexandre Duarte Ferreira - Igreja Batista no Maysa (Trindade-GO)


EXPLORE+

Baixe o E-Book de Apresentação da Campanha 2023 completo AQUI